quinta-feira, 6 de julho de 2017

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
















MANEJO DE ORDENHA 




ALUNOS: Gabriel Fernandes
                   Isabel Gonçalves
                   Lorena Ferreira
                   Lucas Vieira
                   Mariana Queiróz
                   Romycarla Fagundes




PROFESSOR: Rodrigo Rossi 

SUBSEQUENTE III





Uberlândia
Julho/2017






INTRODUÇÃO 

O manejo de ordenha é de extrema importância para a produção leiteira, para isso deve se ter um cuidado especial com o rebanho e com a sanidade. Deve se ter conhecimento sobre o período de lactação (280 - 305 dias) e respeitar o período de espera voluntário de cada vaca no rebanho, para uma melhor produtividade de todo o rebanho é aconselhável a separação por lotes, proporcionando para o rebanho a alimentação adequada, assim como a facilidade para o manejo, onde pode separar as vacas em pré parto respeitando o período seco (45-60 dias) para produzir colostro, vacas em gestação, vacas pós parto que necessitam de uma alimentação mais suplementada. 
As vacas leiteiras são animais rotineiros ou seja, se acostumam com a rotina diária de ordenha, o horário, a localização na ordenha, a movimentação no local de ordenha, a pessoa que realiza a ordenha,etc. A importância de se respeitar essa rotina é para própria produção de leite, para evitar o estresse das vacas e assim ter uma melhor liberação de ocitocina. Além da rotina deve se seguir outras etapas importantes, como, a contenção, limpeza, teste da caneca do fundo escuro, CMT, pré-dipping e pós-dipping.



OBJETIVO  

A aula prática realizada no dia 30/06/2017, no setor de bovinocultura do Instituto Federal de educação; ciência e tecnologia do triângulo mineiro campus Uberlândia, na qual ordenhamos  todo o rebanho leiteiro da escola, teve como objetivo mostrar a nós alunos os principais cuidados ao realizar a ordenha das vacas, as técnicas de prevenção da mastite, a diferença de produção entre as raças taurinas e zebuínas. 

METODOLOGIA

Para a realização da aula prática utilizamos a sala de ordenha do setor de bovinocultura, a ordenha é mecânica 50 kpa linha alta, do modelo espinha de peixe e suporta 4 animais de cada lado,




















os animais foram colocados na ordenha normalmente seguindo a rotina normal de cada vaca, após isso, foi realizado a higienização, primeiro das mãos do ordenhador, depois a higienização dos tetos com água e em seguida foi realizado o teste da caneca de fundo escuro para identificar se havia presença de mastite, feito isto, realizamos o pré- dipping - realizado para prevenir a mastite ambiental; consiste em uma espuma que deve agir por pelo menos 30 segundos e depois retirado com papel toalha (um papel para cada teto), após isto, inicia se a ordenha deixando que seja retirado a quantidade certa, sem colocar peso para estimular a liberação de mais leite pois pode prejudicar o teto. Após a ordenha retira se as teteiras e faz o pós-dipping - realizado para prevenir a mastite contagiosa; que consiste em uma solução a base de iodo e glicerina, que auxilia na prevenção de entrada de micro -organismo. 

























É importante também manter os equipamentos limpos e bem higienizados para evitar contaminações indesejadas.


CONCLUSÃO 

Concluímos com está aula prática, que é de extrema importância os cuidados com a higienização e o manejo correto na ordenha, para que se tenha uma boa produtividade, animais saudáveis e leite de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário