quinta-feira, 8 de junho de 2017



ATIVIDADE: VACINAÇÃO



1- Por que devemos vacinar contra febre aftosa?

A Febre Aftosa é um enfermidade altamente contagiosa, acomete os animais biungulados (casco fendido), a ação é indispensável para a erradicação da doença que compromete a produção agropecuária e tem impactos no comércio de produtos no exterior.

2- Qual o local correto para aplicar a vacina?

A região mais utilizada é a da tábua do pescoço. O volume de vacina administrado em um local não deve ser maior que 5 ml. Deve se intercalar os locais de aplicação, face direita e esquerda.

3- Por que não posso aplicar duas vacinas diferentes no mesmo local simultaneamente mas posso aplicar duas vacinas distintas em locais distintos no mesmo dia?

Não se pode fazer a aplicação de duas vacinas no mesmo local pelo motivo de terem reagentes diferentes, assim correndo o risco de uma neutralizar a outra. Já fazendo a aplicação em locais diferentes, não ocorre esse risco.

4- Por que não devemos aplicar vacinas no posterior do animal?

Recomendam-se aplicação na região anterior do animal, como a tábua do pescoço, para animais destinado a produção de carne, pois as carnes consideradas nobres se encontra na região posterior.

5- Qual a melhor forma de contenção dos animais para aplicação da vacina e por quê?

A prática de contenção de bovinos é extremamente necessária e utilizada regularmente em todos os locais onde se trabalhe com esses animais, Todas as vezes que for necessário conter um bovino, se isto for feito com ele em pé, deve-se, colocá-lo em um tronco imobilizador ou brete, e, se necessário derrubá-lo em local limpo, macio, usando-se o mínimo de força física possível, para que ele não caia bruscamente, evitando simples escoriações ou, até mesmo, fraturas.São muitas as formas de contenção, as quais utilizam cordas, guias nasais, esteios, cercas, piquetes, cangalhas, entre outros. Cada método deve ser utilizado corretamente, apenas visando a tarefa a ser realizada. O cuidado é muito importante, para que não aconteçam acidentes que venham a machucar ou ferir o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário