1- Por que devemos vacinar contra febre aftosa?
Devemos vacinar contra a febre aftosa para prevenir o rebanho da doença viral SAT (South African Territory), é uma doença extremamente contagiosa e quando identificada no rebanho, todos os animais do mesmo e das propriedades vizinhas em um raio minimo de 50 km devem ser abatidos. Os sintomas mais comuns da doença são: primeiramente um surto de febre seguido do aparecimento de aftas na mucosa da boca, laringe, orelhas e na pele que circunda os cascos do animal. No Brasil o vírus é praticamente erradicado não tendo indícios da doença desde 2005.
2- Qual o local correto para aplicar a vacina?
O local correto de aplicação da vacina no animal é tábua do pescoço do animal, fazendo a aplicação intramuscular ou subcutânea.Deve-se evitar a parte posterior do animal dado que as carnes nobres se localizam nela.
3- Por que não posso aplicar duas vacinas diferentes no mesmo local simultaneamente mas posso aplicar duas vacinas distintas em locais distintos no mesmo dia?
Não é indicado fazer a aplicação de duas vacinas no mesmo local no corpo do animal, pois os agentes ativos de cada vacina podem entrar em reação e inibir um o efeito do outro, se a aplicação é feita em lugares destintos não ocorre o risco das vacinas anularem o efeito uma das outras, podendo assim serem administradas no animal no mesmo dia.
4- Por que não devemos aplicar vacinas no posterior do animal?
Não devemos aplicar as vacinas na parte posterior dos animas, pois as carnes nobres se localizam nesta parte. Assim a aplicação da vacina pode gerar abcessos vacinais no animal, prejudicando a qualidade da carne e gerando prejuízos econômicos ao produtor rural.
5- Qual a melhor forma de contenção dos animais para aplicação da vacina e por quê?
A melhor forma de contenção dos animais na hora da aplicação da vacina é coloca-los em troncos de contenção individuais, pois nele os animais ficam bem contidos dando mais domínio do técnico sobre o animal, facilitando assim a aplicação da vacina e diminuindo o stress do animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário