quinta-feira, 8 de junho de 2017

Manual de IA ( Inseminação Artificial )


Este manual foi criado com o intuito de transmitir uma maior facilidade com o material a ser utilizado na realização da Inseminação Artificial.
  • Manipulação:

Manuseio do botijão de nitrogênio, manipulação das palhetas de sêmen e montagem do aplicador:

Bom, iniciamos com as boas práticas no manejo dos botijões:

  • Para o manuseio correto do botijão é necessário transportar o mesmo em pé de acordo com a gravidade, mantendo se fixo, para evitar dano a sua estrutura.

  • O nitrogênio por ser uma substância não benéfica a saúde do homem é necessário em seu transporte em carro a abertura de suas janelas para evitar qualquer tipo de transtorno.

  • Na hora de descarregar o botijão é essencial a utilização de dois indivíduos onde cada indivíduo irá utilizar uma de suas mãos no transporte do botijão sendo ele levantado por suas alças, e assim levado ao seu destino desejável, esse destino deve ser um local arejado sem muita presença de luz solar e sem ocorrência de contato com qualquer substância.

Prosseguimos com a mensuração de nível de nitrogênio dentro do botijão:

  • Para a mensuração do nível de  nitrogênio dentro de um botijão é necessário além do botijão, uma régua de no mínimo 50 cm sendo de plástico com cor opaca, com os instrumentos disponíveis é iniciado a abertura do botijão logo em seguida é retirada a tampa, após retirar a tampa essencial pressionar a mão contra o nitrogênio liberado por evaporação fazendo um método de tampão, logo em seguida deve se introduzir entre os dedos a régua lentamente por se encontrar em uma temperatura ambiente até o alcance da roseta que se encontra no fundo do botijão, após o contato com a roseta é necessário recolher a régua e balançar no meio externo para ocorrer a demarcação do nitrogênio, se o nitrogênio encontrar abaixo de 15 cm devemos atentar que os sêmen estão prováveis a se danificar.

Dicas na retirada do sêmen:

  • O botijão contém 6 canecas, e cada caneca contém 10 rack e cada rack contém 20 doses, com isso temos que identificar cada haste com o nome dos touros, e atentar sobre o manejo na retirada do sêmen, então deve ser utilizada pinças para evitar o contato de uma fonte de calor como por exemplo os dedos do aplicador nas paletas, também não é permitido a retirada da caneca para fora do botijão, a caneca deve sempre trabalhar na linha do congelamento que fica 5 cm abaixo da boca do botijão, para evitar assim a eventualidade de um choque térmico. O choque térmico ocorre por aquecimento brusco do sêmen saindo de uma fonte de até 196ºC para uma temperatura ambiente de 40ºC.

Descongelação do sêmen:

  • Devemos organizar o material em uma plataforma plana como exemplo uma mesa, abrir um pequeno buraco em um canto do saco de bainha, sem expor totalmente a bainha antes da IA apenas apresentando sua ponta. Necessário o preparo de uma luva, e um pedaço de papel para secagem das palhetas. Na escolha do aplicador devemos atentar que o aplicador universal serve para ambos, a extremidade do aplicador deve estar de acordo com o tipo de palheta, necessário retirar o êmbolo do aplicador e colocar lateralmente.

  • Para iniciar a descongelação é preciso que haja a identificação das canecas onde se localiza os sêmen dos reprodutores.

  • O manuseio deve ocorrer no máximo 7 cm abaixo da boca do botijão

  • A dose deve ser retirada com o auxílio de pinça, a sua retirada não pode ultrapassar mais que 5 segundos, caso ocorra alguma dificuldade é necessário a introdução da caneca de volta ao botijão para ser realizado uma nova tentativa.

  • Após a retirada mergulhe a extremidade da palheta para baixo em uma água de 35°C a 37°C em um descongelador de preferência, o tempo de permanência pode variar, palhetas médica devem permanecer  30 segundos e as palhetas fina em torno de 20 segundos.

Montagem do aplicador:

  • Depois do descongelamento vamos utilizar papel toalha ou papel higiênico para enxugar as palhetas, continuamos o procedimento em um corte das extremidades se a palheta for media o corte deve ser realizado em bisel, caso seja fina o corte deve ser direcionado rente para evitar o refluxo do sêmen.

  • Encaixe a ponta cortada na bucha da bainha introduzida ao aplicador empurrando a palheta até a ponta fixar a bainha, caso ocorra de haver um anel plástico utilize para fixar a bainha, encaixe o êmbolo metálico até encostar.

  • Para finalizar colocamos luvas para retirar o aplicador, levamos rente ao corpo até nos aproximar do animal para sua utilização.

Me deparei com uma postagem no facebook de uma vegana sem muito conhecimento da qual a técnica é realizado em animais de produção, ou seja, a inseminação, então disponibilizei um vídeo dela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário